segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Por que Lúcio Costa?

Em uma das palestras do Seminário que está acontecendo na Escola de Arquitetura sobre os 50 anos de Brasília foi levantado um assunto muito interessante: a escolha do projeto da capital de nosso país.

Entre vários outros projetos, tão interessantes quanto, por que foi escolhido o de Lúcio Costa?



 O pensamento na época era construir uma nova capital que representasse a identidade do país e de seu povo, ao mesmo tempo tinha que ter a imponência de capital de um país,um dos maiores desafios do projeto.Por isso a solução dada por Lúcio Costa é tão genial: a criação de dois eixos principais que abordam a lógica e a monumentalidade que eram necessários no projeto.




Nas asas norte e sul se encontram as moradias, comércios, escolas e outros equipamentos necessários no dia-a-dia da população. Podemos distiguir claramente esse eixo como o da vida cotidiana, traduzidos nas formas simples e no tamanho e distribuição dos quarteirões.

Já no eixo monumental, onde localizam-se as sedes dos 3 poderes, a importacia desse centro de decisões políticas do pais é exaltada na distribuição dos espaços e na criação de uma vista imponente.

E é exatamente a racionalidade e o entendimento pleno do projeto e como ele deveria ser feito que fizeram da proposta feita por Lúcio Costa a escolha perfeita, pois foi seu projeto que melhor sintetizou o pensamento de toda uma época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário